07/10/2013

OUTUBRO ROSA


Você já ouviu falar do "Outubro Rosa" ? O outubro rosa é um movimento na luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
O movimento foi criado nos anos 90 nos EUA,  mas hoje no Brasil o Ministério da Saúde e os mais diversos órgãos se dedicam os 31 dias do mês para conscientizar e promover ação sobre o tema, além de mostrar os avanços conquistados e que o número de brasileiras que vencem o câncer aumenta cada dia mais.

E nós do Blog da HITS não poderíamos ficar de fora um movimento tão lindo quanto esse, por isso vamos tirar algumas dúvidas sobre a doença:

O que causa o câncer de mama?
Grande parte das vezes o câncer de mama não tem uma causa específica. Mas existem alguns fatores que podem estar associados como: Idade (o risco aumenta na medida em que se envelhece), menstruação precoce, menopausa tardia, não ter filhos, ter filhos em idade avançada, consumo excessivo de álcool e fatores hereditários.

• Quais são os sintomas da doença?
A forma mais comum é o aparecimento do nódulo, normalmente indolor. Outros sintomas menos frequentes são irritações na pele, dor ou descamação no mamilo ou saída de secreção pelo mamilo.
#FICAADICA A patologia tem uma fase em que as lesões não são palpáveis, por isso é importante a realização de exames de imagem na faixa etária de maior risco.

• Como é o tratamento?
A escolha do tratamento é multidisciplinar, ou seja, deve incluir a opinião de vários especialistas médicos como: mastologista, radiologista, oncologista, radioterapeuta, enfermeira especializada, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social.
A maioria dos tratamentos pede cirurgia e o completamento da radioterapia e quimioterapia.

• Quais as chances de cura da doença?
Quando é diagnosticado precocemente, há até 95% de cura. Por isso é importante sempre fazer o auto exame e que toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.

Quais alimentos ajudam a prevenir a doença?
Os de origem vegetal: frutas, legumes, verduras e leguminosas, eles têm o poder de inibir a chegada de composto cancerígenos às células e, ainda, consertam o DNA danificado quando a agressão já começou.

• Como realizar o auto exame de mama?



Nunca se esqueça: A prevenção ainda é o melhor remédio

Nenhum comentário:

Postar um comentário